Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Professor Nicolau Neto lança 2ª etapa da série “Personalidades Negras que Mudaram o Mundo”


O professor e blogueiro Nicolau Neto lançou em 2014 no seu blog Informações em Foco a série “Personalidades Negras que Mudaram o Mundo”. Para o professor, o objetivo com a série é contribuir na propagação de uma visão positiva do negro e da negra agregando na construção de uma imagem associada a ações relevantes dessa classe social para transformar o meio em que estavam inseridos.

Para Nicolau falar do Negro e da Negra por um viés que não seja o europeizante significa dar voz e vez aos grupos sociais que sempre foram marginalizados pelas estruturas de poder reinantes e reconhecê-los com sujeitos de direitos e autores da sua própria história. Significa ainda conta a história pelo prisma da negritude, “por isso”, diz ele, “você econtrará nessa série informações sobre algumas das personalidades negras que marcaram a história do Brasil e do mundo. Na primeira etapa frisou-se que o espaço que estava se constituindo era inacabado e que estaria em contínua construção, porque a luta em favor da cultura negra e contra o racismo produziu e irá produzir, por tempo indeterminado, um grande número de lideranças que precisarão ser resgatadas”.

Naquela oportunidade, nomes como o de Abdias do Nascimento, Antonieta de Barros, Carolina de Jesus, Chico Preto (Altaneira), Cruz e Sousa, Dandara, Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar), Grande Otelo, João Cândido (Almirante Negro), Jovelina Pérola Negra, Lima Barreto, Luís Gama, Luísa Mahin, Machado de Assis, Mãe Stella, Martin Luther King, Mestre Bimba, Nelson Mandela, Tereza de Benguela, Zumbi dos Palmares, dentre outros foram alvos de artigos.

Em 04 julho do corrente ano, o Informações em Foco lançou  a segunda fase desta série discorrendo sobre Albert Luthuli, primeiro negro a ostentar o Prêmio Nobel da Paz.

Nicolau é administrador dos Blogs Informações em Foco e (Des) Construindo a História e ativista na luta pela igualdade racial e reconhecimento das contribuições da população negra na formação do Brasil.

Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »